#navbar-iframe{height:0px; visibillty:hidden;display:none­­;}

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Templo ShaoLin

O Templo Shaolin é um famoso mosteiro budista localizado na montanha Shaoshi, na porção oeste das montanhas Songshan, em Dengfeng City, na província de Henan, na República Popular da China.Nele, viveu, no século VI, o 28º patriarca budista, Bodhidharma. No templo, Bodhidharma criou o estilo chan (zen) do budismo, bem como o estilo shaolin de kung fu.
O templo Shaolin foi construído em 495 pelo imperador Xiaowen da dinastia Wei do Norte (386-557) para abrigar o mestre indiano Batuo (Buddhabhadra), que veio a ser o primeiro abade do mosteiro. Nesta época, muitas pessoas se converteram ao budismo, não muito pela religião, mas mais para fugir das obrigações com o imperador, pois as leis da época permitiam aos convertidos seguir apenas a Buda e à espiritualidade. Já existiam traços de marcialidade entre os monges budistas. Esses traços se tornaram fato em 520 com a chegada do monge indiano Bodhidharma, também conhecido como Ta Mo, em chinês, e Daruma Taishi, em japonês. Bodidarma passou nove anos meditando na caverna do pico Wuru, atrás do mosteiro. Visando a fortalecer os monges, que estavam debilitados devido às longas horas meditando, Bodidarma lhes ensinou exercícios que se tornariam a arte marcial do kung fu shaolin. Bodidarma também lhes ensinou técnicas de meditação que viriam a constituir a escola chan de budismo.

Foram criados cinco templos, sendo um em Honan e um em Fukien. Quanto aos outros três, ainda existem dúvidas sobre suas reais localizações, entre Wotang, Oweishan, Kwantung, Ngor Mee, Wu Tang e Kwang. No tempo Shaolin, foram criados os estilos de kung fu do tigre, do grou, do leopardo, da serpente e do dragão.

Os treinamentos no templo eram bem severos, com várias horas de meditação e treinamentos de luta, o que tornava os monges uma arma, com total domínio da mente e do corpo. Tudo começava com crianças entre sete e doze anos esperando por dias na frente do portão do templo. As que ficavam então, depois de entrar, passavam por vários testes de comportamento, paciência e humildade.

Após longos anos e testes, o monge deveria lutar e vencer os cinco lutadores dos estilos de Shaolin. Após isso, ia ao corredor da morte, onde a perícia marcial, concentração e percepção eram postos a prova. Ao chegar ao final, para abrir a porta, tinha que erguer uma urna com brasas dentro e animais desenhados na sua lateral, os quais marcariam sua pele pelo resto de sua vida.


Monges do mosteiro Shaolin
A época de ouro do mosteiro foi durante a dinastia Tang (618-907). No início do século 7, um grupo formado por treze monges do mosteiro salvou o futuro imperador da dinastia Tang, Li Shimin. Em recompensa, quando este alcançou o poder, efetuou generosas doações ao mosteiro.

Em 1733, os Manchus, que já haviam invadido a China e tentado invadir o templo anteriormente, conseguiram subornar um monge e este traidor envenenou a água e incendiou o templo, dando a oportunidade para os Manchus de destruírem o templo. Deste episódio, apenas sobreviveram cinco mestres e quinze discípulos, que se espalharam e começaram a treinar secretamente pessoas escolhidas na multidão.

Ao longo da história, o mosteiro passou por sucessivas destruições e reconstruções. Ele funciona até hoje. Hoje, a China é repleta de fatos históricos que mostram a influência dos monges Shaolin desde as artes marciais e o uso de ferramentas de trabalho como armas brancas até terapias, movimentos religiosos e políticos.
 Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário